Fundo para emergências e desastres naturais

Queridos membros da Família Claretiana (FC),


Com mais frequência somos surpreendidos pelos desastres naturais que afetam nossa vida e missão e as vidas de muitos de nossos irmãos e irmãs. Terremotos, tsunamis, furacões, tufões, inundações, incêndios… com suas consequências, entraram frequentemente em nossas conversações, correios eletrônicos, orações, reflexões e ações.

 

Nestes tempos trágicos e esmagadores, como Família Claretiana, temos respondido afetiva e eficazmente, de acordo com nossas possibilidades e meios, a fim de minimizar a onda de morte, sofrimento e todo tipo de outras perdas.

 

Para coordenar melhor nossa solidariedade, assim como a generosidade de nossos benfeitores, amigos, colaboradores, membros da Família Claretiana, decidimos criar um Fundo específico para Emergências e Desastres Naturais que se denominará entre nós “SOS Família Claretiana”.

 

A equipe de “Solidariedade e Missão”, em Roma, num novo esforço conjunto, canalizará todas as doações recebidas para os necessitados que solicitarem nossa ajuda.

 

Concordamos que não formaremos uma equipe especializada para emergências, nem substituiremos aqueles que são expertos por profissão ou carisma para fazê-lo, aqueles que estão mais equipados que nós para responder adequadamente sobre esta realidade. Mas, sim, continuaremos apoiando-os, colaborando com eles e oferecendo-lhes nossa melhor ajuda, sem negligenciar quem somos e qual é o núcleo de nossa missão dentro da Igreja e no mundo como evangelizadores, que promovem e cuidam a vida para sempre.

 

Como vivemos entre os pobres, escutando e evangelizando com eles, é necessário aumentar a consciência e compartilhar os recursos materiais para as situações de SOS. Ademais deste Fundo, todos sabemos que há outros meios e ferramentas disponíveis que podem ajudar nossos membros e comunidades afetadas por desastres naturais (como: enviar intenções de missas, heranças patrimoniais, doações gratuitas ou produtos básicos que se possam enviar diretamente, quando necessário).

 

Portanto, para concretizar e resumir nossa proposta, oferecemos as seguintes instruções:

 

1 – Qualquer Organismo da Família Claretiana pode receber diretamente de qualquer comunidade ou Organismos, assim como da sociedade / ONG, doações para desastres naturais que ocorrerem numa cidade / povoado em que estamos presentes. Se existe a necessidade de ajuda internacional, a Procuradoria Missionária desse Organismo Maior deve enviar imediatamente uma solicitação acompanhada da informação básica (consequências do desastre natural, o que necessita sua Missão, detalhes da conta bancária – IBAN) para nossa Equipe de Solidariedade e Missão – Roma, que a compartilhará através de nossas redes sociais. Além disso, para a próxima fase, pode-se solicitar às nossas respectivas Procuradorias Gerais de Missão um projeto de reconstrução que se pode apresentar a qualquer Agência internacional.

 

2 – Quando ocorrer um desastre natural num país onde temos presença, mas nossos membros / comunidades não sejam diretamente afetados ou não sofram danos, este Fundo SOS FC não se aplicará. Tais circunstâncias e momentos difíceis podem ser uma boa oportunidade para ajudar a outros ou colaborar com eles.

 

3 – Nos casos em que o desastre natural ocorrer num país onde não temos presença, este Fundo SOS FC não se aplicará.

 

Finalmente, só para informar o número IBAN de nosso “SOS” é o seguinte: IT09L0200805170000105060148. 

 

Obrigado por juntar-se a nós para ajudar os mais necessitados! 

 

 

 

                                           FORMULARIO | FORM

 

"¡Somos misioneros! La Misión pertenece a nuestra identidad más profunda". | "We are missionaries! The Mission belongs to the core of our most fundamental identity".

MS 1 (Cf. CC 2; Dir 26.)